IM - Padrão.png
Sobre as Inteligências Múltiplas
Insí­gnias_de_MultiInteligência.png
Insígnias_Símbolos_de_MultiInteligênc

Quando pensamos em gênios da nossa história é comum lembrarmos rapidamente da figura de Albert Einstein. O físico alemão nunca fez um teste de QI, mas cientistas estimam que sua pontuação teria sido de 160, superior a 99,9% da população.

Einstein ficou famoso por sua notável habilidade de abstração matemática ao propor as teorias da Relatividade Geral e Especial, entre outros feitos que abriram caminho para a Física Moderna. Entretanto, seria a capacidade do raciocínio lógico-matemático a única forma de medir a inteligência de uma pessoa?

Teoria da Relatividade Geral.png
Albert Einstein 4.png
Universidade de Zurique - Logo.png

Liderados pelo psicólogo Howard Earl Gardner, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Harvard desenvolveu, durante a década de 1980, a Teoria das Inteligências Múltiplas, buscando analisar e descrever melhor o que é a inteligência.

A teoria tem impacto direto sobre como enxergamos o sistema educacional, desafiando a ideia de que a inteligência é uma entidade única.

Livro TIM - Gadner.jpg
Howard Gardner 01.jpeg
Harvard_Logo.png

Definição de Inteligência: é um conjunto ativo-teórico-prático de habilidades específicas em alto nível com a finalidade engenhosa de possibilitar a identificação e compreensão das mais diversas situações problema para encontrar soluções e construir significados, conhecimentos e estratégias com base no aprendizado das experiências.

Muito além da inteligência lógico-matemática, pregada pelos tradicionais testes de QI, sabe-se que há outros 11 tipos de inteligência divididos em 4 campos distintos de inteligências (racional, físicas, pessoais e visuais):

Campo 1: Inteligência Racional
LM.png
LM - Símbolo.png

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

Inteligência direcionada as capacidades de conclusões baseadas na razão, nas abstrações e na resolução de problemas matemáticos. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário o fortalecimento da desenvoltura para fazer e provar quantificações, qualificações, teses, hipóteses e as mais variadas modelagens científicas.

Campo 2: Inteligências Físicas
Li.png
Li - Símbolo.png

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

Inteligência direcionada as capacidades de compreensão de idiomas, oratória adaptativa, retórica, dialética, escrita, leitura dinâmica e de performance gestual. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário a possibilidade de encontrar as palavras certas para se expressar.

Mu.png
Mu - Símbolo.png

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

Inteligência direcionada as capacidades de interpretação, produção e a reprodução de sons com o uso de instrumentos musicais diversos, da voz e do corpo. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário diferenciar, manipular e aplicar sons, ritmos, tons, timbres, harmonias e melodias.

CC.png
CC - Símbolo.png

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

Inteligência direcionada as capacidades de controle e harmonização de movimentos corporais. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário uma alta performance nos mais diversos esportes e atividades físicas, tornando o corpo uma ferramenta para expressar emoções e possibilitar o encadeamento entre corpo e mente.

Campo 3: Inteligências Pessoais
In.png
In - Símbolo.png

Inteligência direcionada as capacidades de aprimoramento da empatia. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário a capacidade de se relacionar pessoalmente e profissionalmente com outras pessoas, compreender suas intenções, motivações e desejos, possibilitando uma maior desenvoltura de liderança.

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

Ir.png
Ir - Símbolo.png

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

Inteligência direcionada as capacidades para entender a si mesmo, entender o que sente, o que quer, o que gosta, o que não gosta e o que tem medo. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário o aperfeiçoamento da competência de se autoconhecer, controlar vícios, entender crenças, acessar sentimentos e refletir sobre eles e também de transformar facilmente hábitos inconscientes em atitudes conscientes.

Mo.png
Mo - Símbolos.png

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

Inteligência direcionada as capacidades dos conceitos de conduta e regras pessoais com base no amor próprio e de seus semelhantes. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário a possibilidade de viver uma vida fundamentada na honra, na lealdade e na dignidade.

Ex.png
Ex - Símbolo.png

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

Inteligência direcionada as capacidades da procura de propósitos, objetivos e utilidade para a vida. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário a busca pela verdade e os motivos de nossas atitudes e escolhas.

Na.png
Na - Símbolo.png

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

Inteligência direcionada as capacidades de compreensão de toda a variedade e importância da fauna, flora, meio ambiente e seus componentes. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário uma maior sensibilidade e carinho pela natureza e os animais, lhe incorporando uma perspectiva mais contemplativa, protetora e amorosa, como também a aptidão de pensar, agir, sobreviver e se organizar nos mais diversos ambientes naturais.

Es.png
Es - Símbolo.png

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

Inteligência direcionada as capacidades de compreensão e conexão de energias de transcendência que fornecem equilíbrio físico e mental. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário a potencialização da segurança interior, inocência, generosidade, criatividade, compaixão, coletividade e integração do ser.

Campo 4: Inteligências Visuais
Ar.png
Ar - Símbolo.png

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

Inteligência direcionada as capacidades de melhoramento e sofisticação da percepção, produção e reprodução da arte em suas mais variadas formas e representações. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário o aprimoramento de sua criatividade, concentração e excentricidade pessoal e também de um maior controle dos sentimentos e emoções.

Ep.png
Ep - Símbolo.png

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

Inteligência direcionada as capacidades de observação e adaptação do ambiente e da utilização eficiente dos cinco sentidos. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário reconhecimento, interpretação e manipulação estratégica dos mais diferentes objetos nas mais diversas situações do espaço-tempo.

Todas as pessoas possuem nativamente os doze tipos de inteligência, embora alguns deles sejam mais desenvolvidos em algumas pessoas do que em outras.

Infográficos
IM - Gardner.png
Infográfico_das_IM.png
Infográfico_das_IM_03.png
Poder Interior 4.gif
Conectividade das Inteligências Múltiplas
Conectividade_das_Inteligências.png

Todas as inteligências então conectadas entre si por uma estrutura lógica de influência, ou seja, o quanto uma inteligência é usada pelas demais ou o quanto ela usa outras inteligências.

Regra de Conectividade.png

Isso significa que no diagrama acima a inteligência 1 é influenciada pela Inteligência 2, ou seja, ela usa a inteligência 2, o que implica que a Inteligência  2 influencia a Inteligência 1, ou seja, ela é usada pela inteligência 1.

Ex.: a Inteligência Naturalista (Na) usa a Inteligência Interpessoal (In).

Obs.1: A conectividade entre Na e In é recíproca.

Obs.2: A Inteligência Lógico Matemática (L-M) não se concecta diretamente com a Inteligência Espiritual (Es), mas, como ela se conecta com a Inteligência Linguística e a Linguística se conecta com a Intrapessoal, que por sua sua vez se conecta com a Espiritual, temos uma conecção indireta. Isso acontece com todas as demais inteligências que não possuem uma conecção direta.

Obs.3: A inteligência mais influenciada é a Intrapessoal (Ir).

Obs.4: A inteligência mais influente é a Lógico-Mátemática (L-M).

Mais outros 8 tipos de inteligências, as chamadas Subinteligências Múltiplas, que não foram incluídos na publicação original de Gardner mas que inevitavelmente são gerados pelos 12 tipos anteriores, também exercem um papel fundamental no desenvolvimento pessoal e profissional do ser humano.

Sobre as Subinteligências Múltiplas
Subinsígnias_de_MultiInteligência.png
Subinsígnias_Símbolo_de_MultiInteligê
Cr.png
Cr - Símbolo.png
Tobirama Senju IV.jpg

Inteligência direcionada as capacidades de construção de novas ideias, invenções e soluções para processos “existentes” ou não a partir do rompimento de padrões de pensamento. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário ideias para o incremento, melhoria, aperfeiçoamento ou criação de um novo caminho ou de uma nova (re)combinação com os caminhos já descobertos para se atingir certos objetivos.

Gerada pelas:

LM.png
In.png
Ar.png
Ep.png
Id.png
Id - Símbolo.png
Thomas Edison.png

inteligência direcionada as capacidades a construção de novas ideias, invenções e soluções para processos “não existentes” a partir do rompimento de padrões de pensamento. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário ideias para combinação por vezes improvável e não usual de elementos diferentes gerando novas demandas e novos mercados e, principalmente, resultados desejados e passíveis de mensuração por indicadores estratégicos, em especial financeiros.

Gerada pelas:

LM.png
In.png
Ar.png
Ep.png
Sc.png
Sc - Símbolo.png
Neo II.jpg

Inteligência direcionada as capacidades de desenvolvimento da competência de transcender o lógico, o racional, o cognitivo e da compreensão substancial da mente inconsciente. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário a crença de que ele é mais do que pode mensurar e perceber de si mesmo, que utiliza a intuição, as conexões universais e espirituais na resolução de problemas.

Gerada pelas:

Ir.png
Es.png
Ia.png
Ia - Símbolo.png
Tony Stark.jpg

Inteligência direcionada as capacidades de entendimento das potencialidades da inteligência artificial e da robótica, e não apenas para se proteger delas, mas também para fazer parcerias com elas. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário o conhecimento sobre computação e tecnologia para ampliar a capacidade de pensar de forma criativa em soluções que as utilizem a nosso favor.

Gerada pelas:

LM.png
In.png
Ep.png
Li.png
Mf.png
Mf - Símbolo.png
Elon Musk II.jpg

Inteligência direcionada as capacidades de constituição, processamento e controle de informações (memórias) e pensamentos utilizando-se do stress. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário o acesso as janelas de transmutação psíquico-cerebrais, a capacidade de transformação de energias emocionais e motivacionais e a competência para manipular o registro cerebral de experiências positivas ou negativas de maneira privilegiada.

Gerada pelas:

Ir.png
Ex.png
Eg.png
Eg - Símbolo.png
Sherlock II.jpg

Inteligência direcionada as capacidades de elaboração de planos para alcançar objetivos específicos. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário uma inabalável clareza de pensamentos para aproveitar oportunidades, utilizar recursos disponíveis com sabedoria, otimizar tempo e qualidades, minimizar falhas, buscar informações de qualidade, tomar rápidas e eficazes decisões diante de situações caóticas e inesperadas, antecipar movimentos e desvendar causas e consequências de micro e macro alterações, permutações e combinações de procedimentos determinísticos ou aleatórios..

Gerada pelas:

LM.png
Ep.png
AE.png
AE - Símbolo.png
Henry Barthes II.jpg

Inteligência direcionada as capacidades de independência e perícia pedagógica. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário a competência de poder aprender e educar qualquer coisa de seu interesse utilizando-se respectivamente de técnicas individuais apuradas e metodologias eficientes.

Gerada pelas:

LM.png
Li.png
In.png
Ir.png
Ex.png
Cu.png
Cu - Símbolo.png
Anderson Dias II.jpg

Inteligência direcionada as capacidades de interação efetiva através de cenários multiculturais distintos. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário a competência de se tornar culturalmente adaptável, comunicativo e negociador na tomada de decisões com diferentes povos, no aumento da aptidão para liderar e motivar pessoas de outras culturas e administrar carreiras internacionais.

Gerada pelas:

Li.png
In.png
Ir.png
Ep.png

Insígnias de Multi-Inteligência

+

Aneis de Poder de Multi-Inteligência

+

Varinhas Mágicas de Multi-Inteligência

+

Armaduras de Ouro de Multi-Inteligência

Campo 1: Inteligência Racional
LM.png
LM - Símbolo.png
L-M - Anel de Poder.png
L-M_-_Varinha_Mágica.png
11. Aquário.jpg
Campo 2: Inteligências Fisicas
Li.png
Li - Símbolo.png
Li - Anel de Poder.png
Li - Varinha Mágica.png
10. Capricórnio.jpg
Mu.png
Mu - Símbolo.png
Mu - Anel de Poder.png
Mu - Varinha Mágica.png
4. Câncer.jpg
CC.png
CC - Símbolo.png
C-C - Anel de Poder.png
2. Touro.jpg
C-C_-_Varinha_Mágica.png
Campo 3: Inteligências Pessoais
In.png
In - Símbolo.png
In - Anel de Poder.png
6. Virgem.jpg
In - Varinha Mágica.png
Ir.png
Ir - Símbolo.png
Ir - Anel de Poder.png
5. Leão.jpg
Ir - Varinha Mágica.png
Mo.png
Mo - Símbolos.png
Mo - Anel de Poder.png
Mo - Varinha Mágica.png
7. Libra.jpg
Ex.png
Ex - Símbolo.png
Ex - Anel de Poder.png
Ex - Varinha Mágica.png
3. Gêmeos.jpg
Na.png
Na - Símbolo.png
Na - Anel de Poder.png
8. Escorpião.jpg
Na - Varinha Mágica.png
Es.png
Es - Símbolo.png
Es - Anel de Poder.png
Es - Varinha Mágica.png
1. Áries.jpg
Campo 4: Inteligências Visuais
Ar.png
Ar - Símbolo.png
Ar - Anel de Poder.png
12. Peixes.jpg
Ar - Varinha Mágica.png
Ep.png
Ep - Símbolo.png
Ep - Anel de Poder.png
9. Sagitário.jpg
Ep - Varinha Mágica.png

Quando aceitamos um mundo diverso, em que as pessoas podem ter múltiplos e distintos talentos e inteligências, nos tornamos mais tolerantes e empáticos com quem lidamos no dia a dia, sejam eles alunos, colegas de trabalho ou equipes de projetos organizacionais.

Todo mundo é gênio. Mas se você julgar um peixe por sua habilidade de subir em árvores, ele vai passar a sua vida inteira acreditando que é estúpido”.
                                                       Albert Einstein

Albert Einstein 2.jpg
Logo II.png