Sobre as Inteligências Múltiplas
Quando pensamos em gênios da nossa história é comum lembrarmos rapidamente da figura de Albert Einstein. O físico alemão nunca fez um teste de QI, mas cientistas estimam que sua pontuação teria sido de 160, superior a 99,9% da população.
Einstein ficou famoso por sua notável habilidade de abstração matemática ao propor as teorias da Relatividade Geral e Especial, entre outros feitos que abriram caminho para a Física Moderna. Entretanto, seria a capacidade do raciocínio lógico-matemático a única forma de medir a inteligência de uma pessoa?
Liderados pelo psicólogo Howard Earl Gardner, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Harvard desenvolveu, durante a década de 1980, a Teoria das Inteligências Múltiplas, buscando analisar e descrever melhor o que é a inteligência.
A teoria tem impacto direto sobre como enxergamos o sistema educacional, desafiando a ideia de que a inteligência é uma entidade única.
Definição de Inteligência: é um conjunto ativo-teórico-prático de habilidades específicas em alto nível com a finalidade engenhosa de possibilitar a identificação e compreensão das mais diversas situações problema para encontrar soluções e construir significados, conhecimentos e estratégias com base no aprendizado das experiências.
Muito além da inteligência lógico-matemática, pregada pelos tradicionais testes de QI, sabe-se que há outros 11 tipos de inteligência divididos em 4 campos distintos de inteligências (racional, físicas, pessoais e visuais):
Campo 1: Inteligência Racional
Inteligência Lógico-Matemática: direcionada as capacidades de conclusões baseadas na razão, nas abstrações e na resolução de problemas matemáticos. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário o fortalecimento da desenvoltura para fazer e provar quantificações, qualificações, teses, hipóteses e as mais variadas modelagens científicas.
Campo 2: Inteligências Físicas
Inteligência Linguística: direcionada as capacidades de compreensão de idiomas, oratória adaptativa, retórica, dialética, escrita, leitura dinâmica e de performance gestual. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário a possibilidade de encontrar as palavras certas para se expressar.
Inteligência Musical: direcionada as capacidades de interpretação, produção e a reprodução de sons com o uso de instrumentos musicais diversos, da voz e do corpo. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário diferenciar, manipular e aplicar sons, ritmos, tons, timbres, harmonias e melodias.
Inteligência Corporal-Cinestésica: direcionada as capacidades de controle e harmonização de movimentos corporais. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário uma alta performance nos mais diversos esportes e atividades físicas, tornando o corpo uma ferramenta para expressar emoções e possibilitar o encadeamento entre corpo e mente.
Campo 3: Inteligências Pessoais
Inteligência Interpessoal: direcionada as capacidades de aprimoramento da empatia. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário a capacidade de se relacionar pessoalmente e profissionalmente com outras pessoas, compreender suas intenções, motivações e desejos, possibilitando uma maior desenvoltura de liderança.
Inteligência Intrapessoal: direcionada as capacidades para entender a si mesmo, entender o que sente, o que quer, o que gosta, o que não gosta e o que tem medo. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário o aperfeiçoamento da competência de se autoconhecer, controlar vícios, entender crenças, acessar sentimentos e refletir sobre eles e também de transformar facilmente hábitos inconscientes em atitudes conscientes.
Inteligência Moral: direcionada as capacidades dos conceitos de conduta e regras pessoais com base no amor próprio e de seus semelhantes. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário a possibilidade de viver uma vida fundamentada na honra, na lealdade e na dignidade.
Inteligência Existencial: direcionada as capacidades da procura de propósitos, objetivos e utilidade para a vida. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário a busca pela verdade e os motivos de nossas atitudes e escolhas.
Inteligência Naturalista: direcionada as capacidades de compreensão de toda a variedade e importância da fauna, flora, meio ambiente e seus componentes. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário uma maior sensibilidade e carinho pela natureza e os animais, lhe incorporando uma perspectiva mais contemplativa, protetora e amorosa, como também a aptidão de pensar, agir, sobreviver e se organizar nos mais diversos ambientes naturais.
Inteligência Espiritual: direcionada as capacidades de compreensão e conexão de energias de transcendência que fornecem equilíbrio físico e mental. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário a potencialização da segurança interior, inocência, generosidade, criatividade, compaixão, coletividade e integração do ser.
Campo 4: Inteligências Visuais
Inteligência Artística: direcionada as capacidades de melhoramento e sofisticação da percepção, produção e reprodução da arte em suas mais variadas formas e representações. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário o aprimoramento de sua criatividade, concentração e excentricidade pessoal e também de um maior controle dos sentimentos e emoções.
Inteligência Espacial: direcionada as capacidades de observação e adaptação do ambiente e da utilização eficiente dos cinco sentidos. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário reconhecimento, interpretação e manipulação estratégica dos mais diferentes objetos nas mais diversas situações do espaço-tempo.
Todas as pessoas possuem nativamente os doze tipos de inteligência, embora alguns deles sejam mais desenvolvidos em algumas pessoas do que em outras.
Infográficos
Conectividade das Inteligências Múltiplas
Todas as inteligências então conectadas entre si por uma estrutura lógica de influência, ou seja, o quanto uma inteligência é usada pelas demais ou o quanto ela usa outras inteligências.
Isso significa que no diagrama acima a inteligência 1 é influenciada pela Inteligência 2, ou seja, ela usa a inteligência 2, o que implica que a Inteligência 2 influencia a Inteligência 1, ou seja, ela é usada pela inteligência 1.
Ex.: a Inteligência Naturalista (Na) usa a Inteligência Interpessoal (In).
Obs.1: A conectividade entre Na e In é recíproca.
Obs.2: A Inteligência Lógico Matemática (L-M) não se conecta diretamente com a Inteligência Espiritual (Es), mas, como ela se conecta com a Inteligência Linguística e a Linguística se conecta com a Intrapessoal, que por sua sua vez se conecta com a Espiritual, temos uma conecção indireta. Isso acontece com todas as demais inteligências que não possuem uma conecção direta.
Obs.3: A inteligência mais influenciada é a Intrapessoal (Ir).
Obs.4: A inteligência mais influente é a Lógico-Matemática (L-M).
Mais outros 8 tipos de inteligências, as chamadas Subinteligências Múltiplas, que não foram incluídos na publicação original de Gardner mas que inevitavelmente são gerados pelos 12 tipos anteriores, também exercem um papel fundamental no desenvolvimento pessoal e profissional do ser humano.
Sobre as Subinteligências Múltiplas
Inteligência direcionada as capacidades de construção de novas ideias, invenções e soluções para processos "existentes" ou não a partir do rompimento de padrões de pensamento. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário ideias para o incremento, melhoria, aperfeiçoamento ou criação de um novo caminho ou de uma nova (re)combinação com os caminhos já descobertos para se atingir certos objetivos.
Gerada pelas:
inteligência direcionada as capacidades a construção de novas ideias, invenções e soluções para processos "não existentes" a partir do rompimento de padrões de pensamento. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário ideias para combinação por vezes improvável e não usual de elementos diferentes gerando novas demandas e novos mercados e, principalmente, resultados desejados e passíveis de mensuração por indicadores estratégicos, em especial financeiros.
Gerada pelas:
Inteligência direcionada as capacidades de desenvolvimento da competência de transcender o lógico, o racional, o cognitivo e da compreensão substancial da mente inconsciente. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário a crença de que ele é mais do que pode mensurar e perceber de si mesmo, que utiliza a intuição, as conexões universais e espirituais na resolução de problemas.
Gerada pelas:
Inteligência direcionada as capacidades de entendimento das potencialidades da inteligência artificial e da robótica, e não apenas para se proteger delas, mas também para fazer parcerias com elas. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário o conhecimento sobre computação e tecnologia para ampliar a capacidade de pensar de forma criativa em soluções que as utilizem a nosso favor.
Gerada pelas:
Inteligência direcionada as capacidades de constituição, processamento e controle de informações (memórias) e pensamentos utilizando-se do stress. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário o acesso as janelas de transmutação psíquico-cerebrais, a capacidade de transformação de energias emocionais e motivacionais e a competência para manipular o registro cerebral de experiências positivas ou negativas de maneira privilegiada.
Gerada pelas:
Inteligência direcionada as capacidades de elaboração de planos para alcançar objetivos específicos. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário uma inabalável clareza de pensamentos para aproveitar oportunidades, utilizar recursos disponíveis com sabedoria, otimizar tempo e qualidades, minimizar falhas, buscar informações de qualidade, tomar rápidas e eficazes decisões diante de situações caóticas e inesperadas, antecipar movimentos e desvendar causas e consequências de micro e macro alterações, permutações e combinações de procedimentos determinísticos ou aleatórios..
Gerada pelas:
Inteligência direcionada as capacidades de independência e perícia pedagógica. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário a competência de poder aprender e educar qualquer coisa de seu interesse utilizando-se respectivamente de técnicas individuais apuradas e metodologias eficientes.
Gerada pelas:
Inteligência direcionada as capacidades de interação efetiva através de cenários multiculturais distintos. Uma habilidade responsável por conceder ao usuário a competência de se tornar culturalmente adaptável, comunicativo e negociador na tomada de decisões com diferentes povos, no aumento da aptidão para liderar e motivar pessoas de outras culturas e administrar carreiras internacionais.
Gerada pelas:
Insígnias de Multi-Inteligência
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Aneis de Poder de Multi-Inteligência
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Varinhas Mágicas de Multi-Inteligência
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Armaduras de Ouro de Multi-Inteligência
Campo 1: Inteligência Racional
Campo 2: Inteligências Físicas
Campo 3: Inteligências Pessoais
Campo 4: Inteligências Visuais
"Todo mundo é gênio. Mas se você julgar um peixe por sua habilidade de subir em árvores, ele vai passar a sua vida inteira acreditando que é estúpido".
Albert Einstein
Quando aceitamos um mundo diverso, em que as pessoas podem ter múltiplos e distintos talentos e inteligências, nos tornamos mais tolerantes e empáticos com quem lidamos no dia a dia, sejam eles alunos, colegas de trabalho ou equipes de projetos organizacionais.